OCCUPY WORLD: Fontes de Informação atualizado – 02/12/2011

Amigos,

Entre em contato com novos materiais interessantes sobre o movimento e gostaria de compartilha-los com vocês, como sempre:

http://occupiedmedia.us/

O site Occupiedmedia.us reune uma quantidade incrivel de textos e materias interessantes sobre o Occupy, naturalmente focando nos EUA (mas de igual relevancia para os demais movimentos do mundo).

Nesse site entrei em contato por exemplo com esse breve e pertinente resumo da situação economica atual dos EUA e por que as coisas estão explodindo assim:

http://occupiedmedia.us/2011/11/what-is-occupy-wall-street-all-about/

Também entrei em contato com esse interessante tumblr onde as pessoas contam suas histórias, sobre como elas estao sendo esmagadas pelo sistema e porque elas são os 99%:

http://wearethe99percent.tumblr.com/

No mais, me despeço por essa semana e convido todos que ainda nao tiveram a oportunidade, a ler meu ultimo texto: “Teorias da Conspiração”ou “A Fera Encurralada” (ultimo post) e comentar, discutir e divulga-lo por aí.

Um forte abraço. A luta continua !


5 Comentários on “OCCUPY WORLD: Fontes de Informação atualizado – 02/12/2011”

  1. Anônimo disse:

    Achei otimos seus textos,porem tendenciosos para o socialismo.Acredito que o fim do capitalismo nao é a soluçao para os problemas mundiais,creio que uma reformulaçao do seu conceito poderia ser aplicada e assim viveriamos num mundo melhor.

  2. Anônimo disse:

    Amigo Igor,

    Acredito que,principalmente no caso do Brasil,o que danifica todo o sistema não é o capitalismo em sim,mas os nossos lideres ( se é assim que podemos chamar) incompetentes, antiéticos e egoístas (usam a politica e o poder para favorecimento e enriquecimento dos seus próprios interesses) e além desta corva que nos governa,acho que o povo mesmo que manipulado por estes é o maior culpado por toda essa vergonha que é o cenário politico brasileiro.Todos os anos,meses,semanas e dias assistimos, mesmo que de forma manipulada,os noticiários denunciando:corrupçao,superfaturamento,favorecimentos,má gestão publica e diversas outras Falcatruas que ocorrem pelo Brasil a fora,e infelizmente essas denuncias não passam de noticias!Não há mobilização social para acabar com a farra que é e sempre foi a politica Brasileira.E toda essa incompetência do estado culmina com o desgaste do capitalismo,pelo meu conhecimento o capitalismo prega a livre concorrência,a propriedade privada e principalmente a ideia da oportunidade igual para todos.Há oportunidade igual para todos? Escolas caindo os pedaços,doentes sem leito em hospitais,estradas sem condições para trafego…E enquanto isso o povo trabalha 5 meses por ano para pagar impostos e para onde vão?
    Acredito que uma reforma politica e mental é algo mais prioritário no mundo moderno,do que uma reformulação do modelo econômico existente,quando todos realmente tiveram chances e oportunidades iguais o Brasil e o planeta Terra,será um lugar melhor para se viver…

    O que você acha?

    Rafael Cunha de Paula

    • igorius2011 disse:

      OLá Rafael, tudo bom ?

      Primeiramente, obrigado pela participação na discussão! Agora vamos ao que eu penso…

      É evidente que a corrupção é um problema terrível no Brasil. Ela desvia mais de 2% de nosso PIB, e aliada à incompetência administrativa (que deve comprometer pelo menos mais uns 2-5%), é uma das grandes causas das falhas estruturais sérias que possuimos em nosso país hoje.

      O que não se fala muito, mas ao meu ver é ainda mais danoso, é a forma com que as politicas públicas para investimentos, economia, contenção da inflação (e também linhas editorias da midia, licitações, etc) são definidas por interesses financeiros em detrimento do que é melhor para a população.

      Por exemplo:

      – 44% de nosso PIB é comprometido anualmente para pagamento de juros a bancos. Exato, divida interna. Os bancos especulam descontroladamente com derivativos e investimentos sem lastro algum e se por algum motivo ameaçam quebrar, é o proprio povo que paga a conta. O estado além de pagar juros imensos para eles ainda conserta qualquer “cagada” dos bancos e paga a conta, sob argumentação de estar “protegendo a economia”.

      – Belo Monte é uma obra ridiculamente danosa para o meio ambiente e para as centenas de grupos indigenas e ribeirinhos do seu entorno, possui um histórico podre de licitações e desvios, e só não é completamente repudiada pela opinião publica por que existe um monstruoso lobby do governo (em campanhas de marketing, midia corporativa, etc) para nos convencer de que ela é realmente necessária …

      – O novo código florestal brasileiro anistia centenas de milhares de desmatadores e abre inumeras brechas para que os fazendeiros continuem a desmatar, destruindo nao apenas nosso irrecuperável patrimonio natural mas também a vida de populações inteiras que dependem da floresta para sobreviver.

      Pode-se alegar que esses 3 problemas enumerados também são consequencia da corrupção, mas essa é apenas MEIA verdade. Para cada corrupto existe um corruptor. Grande parte da corrupção no Brasil hoje não é consequencia de DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO, mas de LOBBY, LICITAÇÕES IRREGULARES e SUBMISSÃO DO ESTADO AOS INTERESSES PRIVADOS. Se um governante decide aumentar os juros para conter a inflação (em detrimento de centenas de outras alternativas que poderiam lesar os bancos) por dever “favores” a um banqueiro que financiou sua campanha, isso é corrupção?

      E aí chegamos finalmente no ponto do capitalismo meu amigo. O capitalismo é um sistema que na teoria funciona lindamente, entretanto certos agentes se tornaram TAO PODEROSOS que submeteram o estado a seus caprichos. Eles fomentam a corrupção.

      É evidente que todos temos uma parcela de culpa pelo politico corrupto que é reeleito (me mordo de ódio sempre que vejo um Maluf da vida ganhando eleição pra alguma coisa), mas essa é apenas a ponta do iceberg. Vivemos em um sistema democratico falido hoje em dia, não escolhemos mais nas eleições o politico que queremos no poder para cumprir uma agenda ditada pelo povo, apenas escolhemos o politico que irá sentar na cadeira e cumprir uma agenda já pré-estabelecida pelos bancos e grandes corporações.

      É por isso que nao se pode falar seriamente em combater a corrupçao sem falar em combater o capitalismo. Pelo menos o capitalismo da forma que ele se estruturou hoje. Uma criatura completamente distorcida de seu fantástico ideal original.

      Fala-se muito por aí em combater a corrupção. Infelizmente mesmo esse discurso está corrompido, já que as publicações de direita tendem a atacar apenas os politicos de esquerda e vice-versa, em um processo que é muito mais uma guerra entre partidos (usando o povo como soldado raso, como massa de manobra) do que um real esforço para mudar as coisas.

      E nunca se fala sobre o “corruptor” pois geralmente esse cara também é o dono do grupo de empresas que é dono do jornal ou da revista em questão. Não se ataca o problema na raiz. Ficamos correndo pra lá e pra cá, aparando as pontas. É essa visão que ao meu ver falta para amadurecer o debate contra a corrupção no povo brasileiro. Não é a passividade, mas a SUPERFICIALIDADE que me incomoda mais …

      Pelo menos é o que eu penso … depois me fala o que acha!

      Forte abraço !!!

  3. T. disse:

    Boa noite, venho acompanhando seu blog e achei uma leitura muito útil
    alguns dias depois navegando na internet, achei esse canal e gostaria da sua opinião sobre esses dois vídeos

    Obrigada desde já.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s