OCCUPY WORLD : ACAMPA SAMPA !!

Na próxima semana pretendo publicar neste blog a conclusão de minha trilogia, iniciada com uma critica ao capitalismo, seguida de uma critica do socialismo. Essa conclusão vai propor uma série de medidas que devem ser tomadas na criação de um novo contraponto ao capitalismo desumano que vivemos hoje, sem para isso sacrificar nossa humanidade errando pelo outro extremo.

Como esse texto vai dar um pouquinho mais de trabalho, achei por bem usar o espaço hoje para atualizar todo mundo sobre o que anda rolando no ACAMPA SAMPA, no Vale do Anhangabaú.

Essa ocupação nasceu no dia 15 de outubro, junto aos diversos movimentos que eclodiram no mesmo sábado e sobre os quais eu falei em meu primeiro post do OCCUPY WORLD: Agora é Guerra.

No dia 15 de outubro tivemos em Sampa duas passeatas. Uma delas na Paulista e outra no Largo São Bento, que se deslocou até o Vale do Anhangabaú (do lado daquela pintura imensa de OSGEMEOS) e está acampando lá.

Apesar de repressão violenta da polícia, que já levou alguns manifestantes presos, levou caminhão pipa para jogar água nas barracas, spray de pimenta e já tentou despejar os ocupadores sob o argumento falso de que eles estão “ocupando ilegalmente espaço publico” tentaram desmontar o acampamento quase todo dia desde que eles chegaram.

O fato é que a ocupação seria ilegal se eles quisessem de fato morar no espaço, se instalar lá. Como eles estão ocupando aquela região temporariamente, com o objetivo de protestar, sua permanência lá é garantida pela constituição.

A associação brasileira pela democratização e pela liberdade de expressão impetrou no dia 17/10, essa segunda, um mandato contra o coronel PM Álvaro Batista Camilo, devido às primeiras repressões, e a violência parece ter aumentado com a sensação de revanchismo.

O espaço está sendo palco de uma série de palestras, debates e fóruns sobre a democratização direta, que é um pouco aquilo sobre o qual já falei nesse blog. Democracia Participativa em vez de Democracia Representativa. Como tornar esse sonho possível?

É até interessante que o Vale do Anhangabaú seja o cenário desse movimento, considerando que a 27 anos atrás tivemos no mesmo local o Comício pelas Diretas.

Já ouvi muitas criticas ao movimento Acampa Sampa, bem como ao próprio Occupy Wall Street e todas as centenas de movimentos- irmãos que eclodiram pelo mundo: “sem foco”. “sem ideologia definida”, “muitos assuntos abordados”.

Pois tudo o que me comoveu nesse movimento até agora é justamente seu apartidarismo, sua pureza ideológica. Como eu fiz questão de esclarecer no meu ultimo texto, esse não é um movimento socialista, um sócio-democrata, ou o que quer que seja. Podem não saber EXATAMENTE o que esperam ver no final dessa longa jornada, claro que não, não se pode criar uma nova forma de organizar o mundo da noite para o dia, e já ficou claro que nem o capitalismo que conhecemos e nem o socialismo que conhecemos serão alternativas viáveis. Não se pode construir nada em cima de ruínas, é necessário limpar o terreno antes.

O movimento Acampa Sampa está bastante organizado, se mantém pacífico, está organizando palestras, comícios e discussões diárias abertas a todos que quiserem participar.

Está clamando de volta para o povo o uso do espaço público. Usando esse espaço como cenário para construção de idéias.

O movimento Acampa Sampa está lindamente documentado em tempo real, você pode obter notícias dele de diversas maneiras:

1) Centenas de vídeos que eles estão postando diariamente no Youtube:

Resumo geral dos primeiros 6 dias:

Manifesto declarado no fórum:

Documentações da repressão policial:

2) Acompanhar ao vivo por meio de câmera e link no livestream:

http://www.livestream.com/anonymousbr

3) Acompanhar pelo Twitter, com posts a todo segundo:
#acampasampa

4) Acompanhar pelo Facebook, basta adicionar o Acampa Sampa como seu amigo:
https://www.facebook.com/#!/acampasampa

A Guerra no Iraque só foi possível porque o governo americano MENTIU para seu povo.

O Nazismo na Alemanha só cresceu porque o governo alemão MENTIU para seu povo

O capitalismo desumano no qual vivemos só é tolerado pelas pessoas, pois cria uma ilusão.
Achamos que ele funciona pois não vemos a merda se acumulando nas favelas e nos países de terceiro mundo que pagam a conta de toda a nossa ostentação.

Se as mentiras levam a humanidade, como massa, a fazer coisas estúpidas, talvez a liberdade possa nos salvar. A democracia participativa nascerá do nosso amadurecimento, do crescimento de nossa capacidade de divulgar informação. De espalhar. De discutir.

Apesar os esforços da mídia corporativa pelo contrário, o movimento está sendo divulgado como nunca por seus organizadores, a internet está bombando de informação.

Se você está lendo isso, é sua responsabilidade SIM ajudar a divulgar. Eles estão se esforçando ao máximo para que saibamos o que está acontecendo, nós ficamos com a parte fácil:

Coisa de um ou dois cliques.

Se além de divulgar você quiser ajudar de alguma outra forma, lembre-se de que eles estão nas ruas e toda ajuda, seja com alimento, equipamento de divulgação, material de leitura (para desenvolver nos fóruns), pilhas, geradores, tudo será bem-vindo.

Ligue nos seguintes telefones para saber como ajudar: 4114-0525 (infra) 8117-4751 (alimentação).

Outra coisa que você pode fazer é ligar para o fórum João Mendes e reclamar da decisão da juíza do fórum de que o Acampa Sampa não pode permanecer, pois é qualificado como “moradia ilegal”, algo completamente sem propósito:

(11) 2171-6000

Lembrem-se, eles não estão lá lutando apenas pelos próprios direitos. Eles estão lutando por nós também. Um dia nós colheremos os frutos de iniciativas como essas, não é nada além de nossa obrigação apoiar como for possível.

Como você vai ajudar?


2 Comentários on “OCCUPY WORLD : ACAMPA SAMPA !!”

  1. Plinio Galasso disse:

    Prezados!

    Força!!! Um ocupação pacífica e um movimento popular é o que precisamos e queremos!

    Gostaria deixar uma mensagem de otimismo para todos do movimento Acampa Sampa, que li recentemente em um livro do Dr. Keppe:

    “Dentro de poucos anos, todos os homens terão novamente de se curvar diante do novo e verdadeiro sopro de liberdade que partir daqui, que se tornará um vendaval (…), que abrirá caminho para a verdadeira existência humana livre para a paz e o amor” (A Libertação pelo Conhecimento, Dr. Norberto Keppe – pag. 209).

    Fé no bem e ideal!

    Beijo carinhoso a todos!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s